Acabo de vir de um evento na “Casa M”, onde a Casa de Teatro, a Não Editora e a galeria Subterrânea conversaram sobre suas histórias, dificuldades e futuro de negócio!
Uma ótima discussão, mas por fim levantou-se um assunto que em minha opinião é muito polêmico, que é como sustentar um grupo independente de arte. Bom a Casa de Teatro na hora se absteve do problema dizendo que teatro esta na moda e pontuando o lucro com as festas que a casa promove, beleza, certíssimos eles encontraram uma solução que eu concordo plenamente e assino embaixo!
A Não Editora explica que todos os membros possuem profissões e empregos paralelos.
O grande assunto e é onde eu quero chegar é a galeria /atelier aberto Subterrânea... Complicado!
Os membros sublinham o problema de manter um negócio desses. Pois é uma galeria de artes plásticas... Eu pessoalmente vejo este problema como um despreparo da sociedade artística... Simmm e, por favor, não me crucifiquem, mas eu venho do design, onde minha formação é 1/3 empreendedorismo, marketing, comunicação, vendas e etc...
Outro ponto que me incomoda, segundo muitos pensadores de arte, “arte pra ser arte não pode ter objetivo”, correto?? E o objetivo de manter uma instituição?? Isso não é um objetivo??
Acho que dentro de uma sociedade que em grande parte abomina os fins lucrativos, fica bem difícil trabalhar, ta na hora de admitir que tem que manter o negócio e assim como no design começar a buscar nichos e público, ou assumir essa forma ou pensamento idealista e montar projetos encima de projetos pra arrancar (sim arrancar) dinheiro do governo, aí sim pode-se manter esse romantismo da arte, pois a sociedade não é mais a mesma. Hoje, por exemplo, quem investe em arte como bem material???? Só os colecionadores... É igual à moda, antes investiam-se em roupas bem acabadas que duravam gerações, hoje quem ganha é o fast-fashion.
Ta na hora de se adaptar e assumir que o mundo mudou, estamos na era da informação, da rapidez do descartavel!
É uma questão de se adaptar a uma sociedade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário